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Resumo

O texto fala das múltiplas pombagiras, seus corpos e seus cenários, levando ao olho do leitor do além para o mundo dos vivos, transitando entre o visível e o não visível. A narrativa quer ser um eixo imaginário entre essas instâncias, ser um nexo; quer fazer palavras o discurso de uma construção da alteridade em feminino dos seus corpos protagonistas; que tentar refletir o espelho do feminino ou sua ausência. Esse espírito quer se fazer escutar, dar a palavra às vozes subalternas da margem.

Palavras-chave

gênero etnografia religiões afro-brasileiras pombagira possessão

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Biografia do Autor

Hortensia Caro Sánchez

Doutora pela Universidad de Cádiz (Espanha) e pela Universidade de São Paulo (Brasil). A autora tem publicado em Cuadernos Hispanoamericanos (ACID-Madrid), Revista de Dialectología y Tradiciones Populares (CSIC-Madrid) e Revista de Antropologia (USP).

Como Citar
SÁNCHEZ, H. C. Pombagira nos cultos populares brasileiros. Estudos Afro-Brasileiros, v. 1, n. 2, p. 149-181, 17 out. 2020.

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